(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Petição anti-Brexit ultrapassa 3 milhões de assinaturas em dois dias


postado em 22/03/2019 13:13

Uma petição online pedindo ao governo britânico que renuncie ao Brexit ultrapassou três milhões de assinaturas nesta sexta-feira, conquistando um sucesso estonteante dois dias após seu lançamento.

De acordo com a página da petição lançada no site do Parlamento, o seu objetivo é "provar a força do apoio público à permanência na UE". Outro referendo "pode jamais ser organizado, então vote agora", acrescenta o texto, enquanto os deputados rejeitaram na semana passada a opção de uma segunda consulta dos britânicos.

Os signatários incluem celebridades britânicas, como o ator Hugh Grant e a cantora Annie Lennox.

A petição superou rapidamente as 100.000 assinaturas necessárias para ser potencialmente debatida em Westminster.

No entanto, este debate não pode "mudar diretamente a lei ou dar origem a uma votação para implementar o pedido da petição", diz o site do Parlamento.

Tais petições permitem aos britânicos "registrar suas preocupações", declarou à AFP Hobolt Sara, um especialista em opinião pública na London School of Economics (LSE), mas não é "uma maneira de tomar decisões democráticas da mesma forma que eleições e referendos".

O Brexit foi decidido por 52% dos votos em junho de 2016. Inicialmente planejado para 29 de março, será adiado a pedido do governo, para abril ou maio, dependendo do resultado da próxima votação parlamentar sobre o acordo de retirada.

"Qualquer pessoa que resida no Reino Unido ou seja um cidadão britânico pode assinar a petição. Isso inclui cidadãos britânicos que vivem no exterior", tuitou o Parlamento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)