(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Austrália convocará embaixador turco após comentários de Erdogan


postado em 19/03/2019 20:01

O primeiro-ministro australiano Scott Morrison anunciou na quarta-feira que convocará o embaixador turco em Canberra pelas declarações "muito ofensivas" do presidente Recep Tayyip Erdogan sobre os ataques em duas mesquitas na Nova Zelândia.

Erdogan apresentou os ataques perpetrados por um australiano como um ataque à Turquia e ao Islã e advertiu os antimuçulmanos daquele país que eles sofrerão o mesmo destino que os soldados de Gallipoli - uma sangrenta batalha da Primeira Guerra Mundial.

Gallipoli foi uma batalha da Primeira Guerra Mundial em que os otomanos deram uma sangrenta derrota a uma força aliada composta basicamente de australianos e neozelandeses.

"Eu acho alguns comentários muito ofensivos, é claro, e vou ligar para o embaixador turco hoje para me encontrar para discutir essas questões", disse Scott Morrison à televisão ABC.

A Nova Zelândia já reprovou Erdogan por suas declarações e pela divulgação de parte do vídeo dos ataques nas mesquitas de Christchurch, que matou 50 fiéis muçulmanos na sexta-feira, 15 de março.

Essa politização do ataque, disse o vice-primeiro-ministro neozelandês Winston Peters, "põe em perigo o futuro e a segurança do povo da Nova Zelândia e de nosso povo de fora, e é totalmente injusto".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)