(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Processado na França, presidente do Comitê Olímpico Japonês vai deixar o cargo


postado em 19/03/2019 06:16

O presidente do Comitê Olímpico Japonês, Tsunekazu Takeda, anunciou nesta terça-feira que deixará o cargo em junho, depois que a justiça francesa anunciou um processo por corrupção.

"Em 27 de junho terminará meu mandato", declarou Takeda, de 71 anos, após uma reunião em Tóquio.

"Considerando o futuro do Comitê Olímpico Japonês, pensei que a decisão mais conveniente era deixar a gestão para um novo líder da próxima geração", completou.

Takeda também deixará seu posto no Comitê Olímpico Internacional (COI).

O dirigente, que comanda o organismo japonês desde 2001, desejava permanecer à frente da entidade até os Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, mas o processo forçou uma revisão dos planos.

"Durante 18 anos presidi o comitê. Tóquio foi escolhida com o esforço de todos, os preparativos avançam como deveriam", disse.

A imprensa nipônica afirma que vários candidatos estão na disputa para substituir Takeda, incluindo o campeão olímpico de judô Yasuhiro Yamashita, que já é funcionário do comitê.

A justiça francesa suspeita que Takeda autorizou dois supostos pagamentos que totalizaram 1,8 milhão de euros em 2013, durante a campanha da candidatura japonesa. Em setembro do mesmo ano, Tóquio venceu a disputa para receber os Jogos Olímpicos de 2020 durante uma reunião do COI em Buenos Aires, com 60 votos contra 36 para Istambul.

Desde o anúncio do processo em janeiro, Takeda limitou suas aparições públicas. Cancelou viagens e se recusou, em uma entrevista coletiva de apenas sete minutos em Tóquio, a responder perguntas.

A investigação judicial francesa, iniciada em maio de 2016, se interessou por dois pagamentos feitos em benefício da empresa Black Tidings de Singapura sob o título "Tokyo 2020 Olympic Game Bid", procedente de uma conta de um banco japonês.

A Black Tidings era administrada por uma pessoa próxima a Papa Massata Diack, personagem central de vários casos de corrupção na cúpula do esporte mundial.

Takeda, que nega ter feito qualquer coisa errada, apresentou sua versão aos juízes de instrução em 10 de dezembro de 2018, durante um interrogatório em Paris. Na ocasião, o japonês foi notificado sobre o processo.

"Não conhecia Papa Massata Diack, nunca falei com ele, não sei quem é", insistiu Takeda à justiça francesa durante sua audiência, apurou a AFP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)