(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump vai se reunir com negociadores chineses para acabar com guerra comercial


postado em 22/02/2019 12:26

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai se reunir na tarde desta sexta-feira com os negociadores comerciais chineses, em um esforço para acabar com a guerra comercial entre as duas maiores potências econômicas.

A quarta rodada de negociações entre os dois países começou na quinta em Washington, enquanto segue vigente a ameaça de Trump de aumentar, em 1º de março, de 10 a 25% as tarifas sobre as importações chinesas no valor de 200 bilhões de dólares, se não houver um acordo.

A Casa Branca informou que Trump se encontrará com o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, o mais alto representante da delegação asiática.

O presidente chinês, Xi Jinping, também se reuniu na semana passada com enviados americanos em Pequim, um sinal de que ambos os líderes estão acompanhando de perto as negociações.

Trump insinuou que poderia adiar o prazo de 1º de março e disse que o acordo final teria que ser assinado em uma cúpula com Xi.

Desde julho, Washington e Pequim impuseram tarifas recíprocas sobre bens no valor de 360 bilhões de dólares, o que afetou os setores manufatureiros de ambos os países e provocou temores de uma desaceleração na economia global.

Washington exige mudanças estruturais profundas por parte de Pequim para impedir o roubo de tecnologia americana, bem como os subsídios maciços e as vantagens concedidas a empresas estatais chinesas.

Mas analistas alertam que será difícil para os líderes chineses adotar tais medidas e, em vez disso, deverão propor um aumento significativo na compra de produtos americanos para reduzir seu superávit comercial, uma questão sensível para Trump, que considera o déficit com a China um assalto aos Estados Unidos.

O representante americano para o Comércio, Robert Lighthizer, lidera a equipe de negociações, que também inclui os secretários do Tesouro, Steven Mnuchin, e do Comércio, Wilbur Ross.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)