(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Secretário de Comércio dos EUA violou regras éticas, diz órgão oficial


postado em 20/02/2019 00:25

Um organismo de controle do governo americano repreendeu nesta terça-feira (19) o secretário de Comércio, Wilbur Ross, por desrespeito às regras éticas governamentais sobre investimentos privados.

O departamento federal encarregado de questões de ética (OGE) indicou em carta que Ross, de 81 anos, falsificou suas declarações em duas ocasiões - em 2017 e 2018 -, ao afirmar que tinha vendido ações da entidade creditícia do Florida BankUnited, onde trabalhou como membro da junta diretiva.

Depois de uma primeira advertência em junho do ano passado, Ross voltou a declarar que as tinha vendido, embora não o tenha feito até outubro de 2018, segundo carta de Emory Rounds, diretor da agência ética.

Rounds afirmou que a agência tinha se negado a certificar o informe inexato da situação financeira de Ross em 2018, devido a que no momento em que o apresentou não estava cumprindo seu acordo de ética.

A advertência inicial da agência, em julho, citou várias inexatidões no informe de 2017 e disse que estas declarações falsas aumentavam o risco de uma séria violação criminal.

Ross enfrentou auditorias negativas em várias ocasiões desde que chegou ao cargo, em 2017, mas disse em um comunicado que eu outubro vendeu ações do BankUnited depois de saber de que uma tentativa anterior de venda não havia tido êxito.

O secretário de Comércio disse que as ações em questão foram taxadas a 3.700 dólares, "uma quantidade que os reguladores federais consideram mínima e abaixo do umbral de um possível conflito de interesses".

"Por isso, inclusive se um assunto do BankUnited se tivesse apresentado ao departamento enquanto eu era proprietário das ações - e eu não fui informado de nenhum assunto deste tipo - não teria sido desqualificado para trabalhar" no Departamento de Comércio, declarou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)