O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que as negociações comerciais com a China, que foram retomadas nesta terça-feira (19), em Washington, vão "muito bem".
"Acho que as discussões estão indo muito bem", disse Trump, apesar de ter alertado que as mesmas são "muito complexas".
A rodada anterior de negociações terminou na sexta-feira em Pequim sem um acordo, e o presidente dos Estados Unidos disse que poderia estender a trégua existente para além de 1º de março, se ele achar que estão perto de chegar a um acordo.
Depois de Pequim, ambos os lados falaram de progressos, mas reconheceram que "problemas muito difíceis continuam sem solução".
Consultor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, disse na terça-feira que o fato de as negociações "ainda estarem acontecendo é um sinal positivo".
"Ainda há muito progresso a ser feito", acrescentou ele à CNBC.
Os Estados Unidos deram à China um prazo até 1º de março para chegar a um acordo comercial. Caso contrário, ameaça aumentar as tarifas da China sobre as importações chinesas a 25%.
As autoridades norte-americanas acusam Pequim de buscar a liderança industrial global por meio de uma série de práticas comerciais injustas, incluindo o suposto roubo de propriedade intelectual e a intervenção do Estado nos mercados de commodities.
.