(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Enviado norte-coreano viaja ao Vietnã para preparar reunião Trump-Kim


postado em 19/02/2019 06:25

O enviado norte-coreano para os Estados Unidos desembarcou em Pequim nesta terça-feira, provavelmente antes de seguir até o Vietnã para preparar a reunião de cúpula prevista entre Donald Trump e Kim Jong Un, informou a agência sul-coreana Yonhap.

Kim Hyok Chol chegou à capital chinesa às 10H00 locais (23H00 de Brasília, segunda-feira). Ele deve seguir para Hanói nas próximas horas.

No fim de semana, o chefe de gabinete de fato de Kim Jong Un, Kim Chang Song, também viajou à capital vietnamita para abordar as questões de protocolo e de segurança com a equipe americana antes da reunião de cúpula prevista para 27 e 28 de fevereiro.

No início do mês, Kim Hyok Chol e o enviado americano para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, se reuniram durante três dias em Pyongyang para discutir a desnuclearização.

Biegun declarou na ocasião que as negociações foram produtivas, mas que ainda restava muito por fazer antes do novo encontro de cúpula.

O Departamento de Estado americano afirmou que as duas partes discutiram uma "desnuclearização completa, a transformação das relações entre Estados Unidos e Coreia do Norte e a aplicação de uma paz duradoura na península coreana".

O principal auxiliar de Biegun, Alex Wong, já está em Hanói para preparar a reunião entre Kim e Trump.

Biegun deve chegar ao Vietnã nos próximos dias.

Na primeira reunião de cúpula em junho do ano passado em Singapura, Kim e Trump assinaram uma declaração a favor da "desnuclearização da península coreana". As partes, no entanto, não chegam a um acordo sobre o sentido exato da declaração e, desde então, não avançaram na questão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)