(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Ajuda humanitária do Brasil à Venezuela está cercada de incerteza


postado em 18/02/2019 19:54

A incerteza sobre a coleta e a entrega de ajuda humanitária do Brasil à Venezuela está crescendo, a apenas seis dias da data anunciada pelo líder opositor venezuelano, Juan Guaidó para a entrada das remessas no país.

Fontes do governo afirmaram à AFP não haver novidades sobre o tema, enquanto a equipe de Guaidó, líder do Parlamento e reconhecido presidente interino por cerca de 50 países, garante que a entrega do carregamento de alimentos e medicamentos vai ocorrer no próximo sábado, 23 de fevereiro, simultaneamente nas fronteiras da Colômbia e do Brasil, além da ilha de Curaçao.

Lester Toledo, coordenador internacional da ajuda humanitária designado por Guaidó, reiterou nesta segunda-feira à AFP que o Brasil tinha assumido o compromisso em uma reunião na semana passada de coletar as doações e transportá-las até a fronteira no dia 23.

A reunião ocorreu em 11 de fevereiro, em Brasília, entre o chanceler Ernesto Araújo, Lester Toledo e María Teresa Belandria, designada por Guaidó como embaixadora do Brasil.

Contudo, militares que trabalham na Operação Acolhida no estado fronteiriço de Roraima afirmam que não receberam instruções a esse respeito.

"O Brasil reconhece Juan Guaidó e sempre esteve disposto a ajudar a Venezuela, está fazendo isso na fronteira com o desenvolvimento da Operação Acolhida", dedicada à atenção aos migrantes que cruzam por via terrestre para o Brasil, disse uma fonte do governo.

Duas fontes que participam da Operação Acolhida explicaram, contudo, que caso o governo resolva seguir em frente com o plano de ajuda humanitária, existe a possibilidade de montar um posto provisório de distribuição em Roraima.

"Todo o resto é especulação", disse a fonte.

O eventual transporte da ajuda de Boa Vista, capital de Roraima, até a fronteira com a Venezuela, situada a 215 km, bem como a entrega das provisões é uma incógnita, a seis dias do prazo anunciado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)