(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vitória sobre o grupo EI será anunciada em 'alguns dias'


postado em 16/02/2019 09:55

A vitória sobre o grupo extremista Estado Islâmico (EI) na Síria será anunciada em "alguns dias", declarou neste sábado (16) o comandante da aliança curdo-árabe que lidera os combates no leste da Síria com o apoio dos Estados Unidos.

Os extremistas estão agora cercados em um reduto de meio quilômetro quadrado na cidade de Baghuz, assinalou durante uma entrevista coletiva na base de Al-Omar o comandante, Yia Furat.

"Em um tempo muito curto, não mais do que alguns dias, anunciaremos oficialmente o fim da existência de EI", declarou este comandante das Forças Democráticas Sírias (FDS), enviadas à província oriental de Deir Ezzor.

"O EI está sitiado em um bairro (cuja superfície) está estimada em 700 metros de comprimento e 700 metros de largura", detalhou.

A ofensiva contra a EI tem sido freada devido à presença de "muitos civis dentro" do reduto defendido pelos extremistas, havia indicado pouco antes à AFP um porta-voz da FDS, Adnan Afrin. "Ficamos surpresos de ver numerosos civis emergindo dos túneis" cavados pela EI, continuou.

"Centenas de civis continuam fugindo e os que conseguiram escapar explicam que o EI os usa como escudos humanos", contou à AFP o coronel Sean Ryan, porta-voz da coalizão antiextremista, liderada por Washington, e que apoia as FDS.

Outro porta-voz das FDS, Mustafa Bali, afirmou, por sua vez, que há "ainda civis dentro de Baghuz". "Trabalhamos para fazê-los sair",

Na sexta-feira, o presidente americano, Donald Trump, anunciou que fará um anúncio sobre "o califado" em 24 horas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)