(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grupo de Contato sobre Venezuela enviará missão técnica ao país


postado em 15/02/2019 15:46

A União Europeia e o Uruguai enviarão na próxima semana uma missão técnica à Venezuela com especialistas eleitorais e de ajuda humanitária, no âmbito do Grupo de Contato Internacional (GCI), anunciaram nesta sexta-feira (15) fontes europeias.

Uma "missão técnica" da UE e do Uruguai, que copresidem o GCI, "viajará a Caracas na próxima semana e estará em contato com as partes interessadas, também da sociedade civil", garantiu um alto funcionário europeu, sem informar possíveis datas.

Esta medida é uma das ações acordadas na primeira reunião do grupo de contato de países europeus e latino-americanos, celebrada em 7 de fevereiro em Montevidéu, para estimular a celebração de uma eleição presidencial na Venezuela como uma saída pacífica para a crise.

O GCI se comprometeu a entrar em contato com "atores venezuelanos relevantes" e "sócios regionais e internacionais" para alcançar "as garantias necessárias para um processo eleitoral confiável, no menor tempo possível" e "permitir a entrega urgente" de ajuda humanitária, segundo o comunicado conjunto o final da reunião.

A primeira missão contará "com especialistas eleitorais e de ajuda humanitária", confirmou uma fonte diplomática europeia, em um momento no qual Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino, fez da ajuda humanitária uma nova frente em sua disputa contra o governante socialista, Nicolás Maduro.

Os 28 chanceleres europeus devem fazer um balanço na próxima segunda-feira sobre a primeira reunião do Grupo de Contato Internacional e sobre a situação no país. A segunda reunião de altos responsáveis do GCI é esperada para meados de março.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)