(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Nasa confirma morte do robô Opportunity e encerra missão


postado em 13/02/2019 18:37

A Nasa confirmou nesta quarta-feira (13) oficialmente a morte do robô Opportunity, que desenvolvia a missão em Marte desde 2004, mas que deixou de se comunicar com a Terra desde junho de 2018.

"Declaro terminada a missão Opportunity", afirmou o chefe científico da agência espacial americana, Thomas Zurbuchen, em uma entrevista coletiva em Pasadena, Califórnia.

"É uma celebração", disse imediatamente depois o administrador da NASA, Jim Bridenstine, referindo-se à duração e sua contribuição ao conhecimento sobre a história de Marte.

O chefe do programa, John Callas, explicou que a missão estava inicialmente programada para durar apenas três meses. Os engenheiros sabiam que um dia chegaria ao fim, "mas não imaginávamos que demoraria tanto", disse.

"Embora seja uma máquina, é difícil dizer adeus, é doloroso", admitiu Callas.

O Opportunity deixou de dar sinais quando uma longa tempestade de poeira ofuscou a atmosfera marciana e impediu que os raios solares recarregassem suas baterias.

Durante oito meses, a Nasa enviou mais de mil mensagens e ordens para tentar acordar o robô e a última tentativa foi feita na noite de terça-feira.

"Não ouvimos nada como resposta, sendo assim é hora de dizer adeus", admitiu Callas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)