Jornal Estado de Minas

Cinema

Morre Michel Legrand, o premiado compositor de clássicos do cinema


O compositor francês Michel Legrand, de 86 anos, morreu neste sábado (26), em Paris. De acordo com o comunicado de seu porta-voz, ele faleceu de madrugada, ao lado da mulher, a atriz Macha Méril. A causa da morte não foi revelada.

Legrand compôs clássicos do cinema. Ganhou o Oscar três vezes, nas categorias canção original (filme Crown, o magnífico, em 1969) e trilha sonora (Houve uma vez no verão, em 1972, e Yentl, em 1984). Criou trilhas para Os guarda-chuvas do amor e Duas garotas românticas.

O compositor trabalhou com ícones do cinema e da música do século 20: Frank Sinatra, Edith Piaf, Ray Charles, Miles Davis, Orson Welles, Clint Eastwood e Robert Altman, entre outros.

Instrumentista e arranjador para cantores, Michel Legrand começou a compor para o cinema na década de 1960, com o surgimento da Nouvelle Vague francesa. Trabalhou com os diretores Agnès Varda, Jean-Luc Godard e Jacques Demy.

Em 1966, ele se mudou para os Estados Unidos. Henry Mancini, importante compositor de cinema, abriu-lhe as portas de Hollywood. Ofereceu a grande chance ao colega: criar a trilha sonora de Crown, o magnífico.
A música-tema, The windmills of your mind, deu a primeira estatueta do Oscar ao francês, em 1969.

Em abril deste ano, Legrand deveria voltar aos palcos em duas apresentações, no Grand Rex de Paris, com o acordeonista Richard Galliano, a soprano Natalie Dessay e o guitarrista Sylvain Luc.
.