(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Foguete para turismo espacial da Blue Origin tem novo voo de teste


postado em 23/01/2019 19:55

O foguete da companhia americana Blue Origin realizou com sucesso, nesta quarta-feira (23), no Texas, seu décimo voo de teste, atingindo uma altitude aproximada de 107 km, além da fronteira do espaço.

O foguete New Shepard é relativamente pequeno, com um primeiro estágio de 18 metros de altura, e conta com uma cápsula onde no futuro seis passageiros poderão viajar durante 11 minutos além da fronteira do espaço, fixada por uma convenção internacional a 100 km.

Mas antes de implementar essas viagens turísticas, deverão ser realizados vários voos de teste com humanos a bordo. Nesta quarta, a cápsula continha apenas experimentos científicos patrocinados pela Nasa.

O primeiro estágio do New Shepard e a cápsula foram concebidos para ser reutilizados em vários voos. A primeira peça voltou automaticamente à pista de decolagem sete minutos após sua saída, e a cápsula, que se separou desse componente a 75 km para entrar sozinha no espaço, regressou à Terra em uma queda freada por três paraquedas.

"Um dia incrível!", comemorou enquanto comentava a missão ao vivo Ariane Cornell, diretora comercial da Blue Origin, a empresa espacial do diretor da Amazon, Jeff Bezos.

A altura máxima exata alcançada nesta quarta-feira será confirmada mais tarde pela Blue Origin, após a leitura de seus instrumentos a bordo. Enquanto isso, o próximo desafio da companhia é testar o foguete com humanos em seu interior.

"Estamos planejando para o fim do ano", disse Cornell. "Mas como já dissemos, não temos pressa".

A Blue Origin mostrou imagens da futura cápsula que acolherá passageiros, com seis grandes janelas, "as maiores da história do espaço", segundo Cornell.

Entretanto, a Virgin Galactic, do milionário britânico Richard Branson, está desenvolvendo uma nave-foguete que é liberada no ar por um avião e conduzida por dois pilotos.

Nenhuma das empresas está preparada ainda para levar passageiros, pois seus veículos ainda não foram submetidos a todos os testes necessários.

Cada chefe diz ter privilegiado a segurança, mas o progresso dos testes das companhias, assim como as declarações de seus encarregados, levam a crer que 2019 será o ano dos primeiros voos regulares tripulados ao espaço.

Os bilhetes da Blue Origin não estão à venda, ao contrário dos da Virgin Galactic, que já indicou que mandará turistas ao espaço por 250.000 dólares o assento.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)