(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Para construir caminhos, formigas operárias trabalham sem organização


postado em 23/01/2019 09:25

Não há capataz entre as formigas operárias. Esses insetos constroem seus caminhos sem receber nenhuma ordem e sem trocar informações, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira na revista Proceedings of the Royal Society B.

"É surpreendente, porque os comportamentos coletivos são geralmente organizados através da comunicação", disse à AFP Thomas Bochynek, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, co-autor do estudo.

As formigas são insetos sociais e são consideradas possuidoras de inteligência coletiva.

A construção dos caminhos que a colônia usa para levar comida ao formigueiro exige milhares de trabalhadores, de acordo com o estudo.

Cada colônia pode limpar até três quilômetros de caminhos por ano, investindo coletivamente até 11.000 horas de trabalho por ano para construí-los e mantê-los.

Para entender melhor como as formigas se organizam para realizar esses trabalhos titânicos, Thomas Bochynek e seus colegas observaram formigas cortadeiras da América do Sul, in situ e em laboratório.

O que eles observaram é que não há divisão de tarefas, nem supervisor, nem coordenação.

Cada formiga resolve como bem entende os problemas que encontra, e é a soma de todas as ações individuais que permite a construção das estradas.

Uma organização totalmente diferente da humana, muito hierárquica e racionalizada.

As formigas "agem apenas de acordo com sua própria percepção dos obstáculos", diz o estudo.

Tal organização (ou melhor, a falta dela) economiza energia, porque se comunicar, seja por contato ou por feromônios (que precisa produzir, armazenar e secretar), gera gasto energético, aponta Thomas Bochynek.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)