(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trump culpa 'fake news' por suspensão de briefing diário na Casa Branca


postado em 22/01/2019 20:27

O presidente americano, Donald Trump, justificou nesta terça-feira (22) a ausência da tradicional coletiva de imprensa diária na Casa Branca durante seu governo pela falta de honestidade que ele atribui à maioria dos jornalistas.

A coletiva diária do porta-voz do Executivo, transmitida ao vivo pela TV da célebre sala de imprensa da "Ala oeste", é uma tradição solidamente estabelecida no país há várias décadas.

No começo do mandato de Trump, estes briefings com a imprensa, encabeçados então por Sean Spicer, que mais tarde foi substituído por Sarah Sanders, não eram diários, mas eram frequentes. No entanto, há vários meses, se tornaram mais a exceção do que a regra, e o último remonta a 18 de dezembro.

"A razão pela qual Sarah Sanders não a faz mais porque a imprensa a trata de forma muito mal-educada e a cobertura está enviesada, especialmente por parte de alguns membros da imprensa", tuitou Trump.

"Disse-lhe que não valia a pena continuar, a mensagem chega aconteça o que acontecer! A maioria (dos veículos) nunca nos cobriram de forma honesta, daí o termo Fake News!", acrescentou o presidente.

A Associação de Correspondentes da Casa Branca, que representa os jornalistas que cobrem o presidente, atacou a declaração de Trump.

"Esta retirada da transparência e prestar contas estabelece um terrível precedente", disse o presidente da associação, Olivier Knox, que qualificou os briefings de uma forma de "ressaltar que ninguém em uma república sadia está livre de ser questionado".

Frequentemente interrogada sobre o tema, a Casa Branca explica que Trump costuma responder ele próprio às perguntas dos jornalistas, sobretudo nos jardins da sede do Executivo, antes de embarcar no helicóptero presidencial Marine One.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)