(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Assassinado no México o jornalista Rafael Murúa, o primeiro de 2019


postado em 21/01/2019 17:08

O jornalista Rafael Murúa foi assassinado no final de semana, após receber ameaças no estado de Baja California Sur, nordeste do México, e se tornou o primeiro profissional de comunicação morto no país em 2019.

"Condeno o assassinato do jornalista sul-californiano Rafael Murúa Manríquez. Minha solidariedade a sua família e ao sindicato jornalístico sul-californiano", escreveu no Twitter o governador do estado, Carlos Mendoza.

"O covarde crime contra Rafael Murúa não ficará sem punição", assinalou o governador, dizendo que instruiu que a Promotoria siga todas as linhas de investigação para esclarecer o crime.

Murúa era diretor de uma rádio comunitária na região norte do estado e havia sido reportado como desaparecido até a tarde de domingo, quando apareceu morto, segundo versões da imprensa local.

De acordo com o jornal El Universal, o jornalista denunciou anteriormente intimidação e ameaças. O periódico acrescentou que da última vez que foi visto estava caminhando no sábado à noite na localidade de Santa Rosalía, no município de Mulegé.

Balbina Flores, representante no México da Repórteres Sem Fronteiras, apontou que Murúa estava sob custódia do organismo de proteção do governo para jornalistas e defensores de direitos humanos.

"O que sabemos e pudemos confirmar ontem é que estava incorporado ao mecanismo de proteção desde junho de 2017 por ameaças ao prefeito do seu município (Mulegé)", disse Flores à AFP.

"Sim, temos certeza de que as medidas de segurança usadas foram apenas o botão de pânico", acrescentou.

A Artigo 19, uma ONG que defende a liberdade de expressão, também lamentou o assassinato do comunicador.

"Esta organização continua a documentar os fatos. Para sua família e companheiros, solidariedade nestes momentos difíceis", escreveu no Twitter.

O México é o segundo país mais perigoso do mundo para exercer o Jornalismo depois da Síria, com mais de 100 comunicadores mortos desde 2000, segundo a Repórteres Sem Fronteiras.

Em 2018, 10 comunicadores foram mortos em diferentes partes do país. A grande maioria desses homicídios permanece impune.

Baja California Sur, onde ocorreu o assassinato e onde também fica o balneário de Los Cabos, frequentado por turistas internacionais, sofreu uma escalada de violência ligada ao crime organizado nos últimos anos.

Em 2015, havia 19,77 homicídios a cada 100.000 habitantes, número que subiu para 27,45 no ano seguinte. Em 2017, foram registrados 75,32 crimes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)