(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Procurador turco pede prisão perpétua para funcionário de consulado americano


postado em 20/01/2019 16:57

Um procurador da Turquia pede a prisão perpétua para um funcionário turco do consulado dos Estados Unidos em Istambul acusado de espionagem e cuja prisão gerou tensão na relação entre Ancara e Washington, anunciou a imprensa turca neste domingo.

O procurador acusa o funcionário consular Metin Topuz de haver obtido informações "com fins de espionagem política ou militar", e de ter tentado "derrubar a República", segundo o jornal pró-governo "Hürriyet" e a TV estatal TRT.

Na ata de acusação que preparou e que enviará ao tribunal nos próximos dias, o procurador de Istambul pede que Topuz seja condenado à prisão perpétua, segundo a imprensa turca.

Topuz foi preso em outubro de 2017, depois que autoridades turcas suspeitaram que ele estivesse ligado ao movimento do clérigo Fethullah Gülen, inimigo de Ancara, acusado de ter orquestrado a tentativa de golpe de Estado em 2016. Sua prisão provocou uma crise diplomática com os Estados Unidos que levou os dois países a suspenderem por meses seus serviços de emissão de vistos.

O conflito fez aumentar a tensão nas relações bilaterais, que já estavam se deteriorando por causa das diferenças envolvendo a guerra na Síria e o pedido de extradição de Gulen, que mora há cerca de 20 anos nos Estados Unidos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)