(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Exército dos EUA afirma que matou 52 islamitas somalis em ataque aéreo


postado em 19/01/2019 18:36

Forças americanas bombardearam, neste sábado, um grupo de rebeldes do grupo islamita Al-Shabaab que tinha atacado anteriormente uma base do exército somali, com um balanço de 52 jihadistas mortos, indicou um comunicado do comando militar dos EUA na África.

O bombardeio foi "em resposta a um ataque por parte de um grande grupo de milicianos do Al-Shabaab, que tinha atacado uma base do exército nacional somali. Na incursão aérea 52 combatentes ficaram mortos", destacou o comunicado.

O ataque jihadista foi feito contra a base militar de Bulogagdud, em Jubaland, "com armas pesadas e explosivos", informou à AFP um oficial somali, Mohamed Abdikarin.

"As forças somalis resistiram ao inimigo até que tiveram que abandonar a base", acrescentou.

Posteriormente, o exército retomou o quartel. "Seis soldados morreram durante o ataque e outros dois morreram ao ser detonado um veículo-bomba quando as forças retomaram o controle da base", explicou.

"Os combatentes do Al-Shabaab se apoderaram da base e saquearam tudo. Colocaram fogo nos depósitos de armas e se apoderaram de um veículo militar, mas dois helicópteros realizaram bombardeios durante o ataque", afirmou um líder local, Hassan Rashid, à AFP.

O Pentágono aumentou o número de ataques na Somália nos últimos anos, em parte porque o presidente Donald Trump suavizou as condições de ataque.

Outra testemunha, Suleyman Isse, de uma aldeia vizinha, afirmou que as forças somalis puderam se reagrupar e com a ajuda de reforços de Kismayo, recuperaram o controle da base.

O grupo Al-Shabaab afirmou que matou 42 soldados no ataque.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)