(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Jornal La Prensa da Nicarágua publica capa em branco em protesto contra o governo


postado em 18/01/2019 14:53

O jornal La Prensa, o mais antigo da Nicarágua, publicou nesta sexta-feira (18) a sua capa em branco pela primeira vez em seus 93 anos de existência, em protesto pela negativa do governo de Daniel Ortega de entregar o papel e a tinta importados.

"Já imaginou viver sem informação?", diz um título na parte de baixo da página em branco publicada pelo jornal, cujo papel e outros materiais estão retidos desde setembro na alfândega.

"O Editorial La Prensa tomou a decisão de fazer essa publicação hoje (sexta-feira) quando se cumprem as 20 semanas desde que a Direção Geral de Serviços Aduaneiros retém a matéria-prima de propriedade desta empresa, que chegou à Nicarágua em setembro de 2018", protestou o rotativo em sua segunda página, que hoje serviu de capa.

O jornal, que mantém uma linha crítica em relação ao governo de Ortega, denunciou nos últimos dias "o bloqueio alfandegário" do qual são vítimas por parte da aduana, colocando em risco a sua futura circulação, o que qualifica como "uma ameaça à liberdade de informação e expressão dos nicaraguenses".

A retenção de materiais também afeta o jornal Hoy, um meio popular criado em 2003, que, junto com o La Prensa, compõem o grupo Editorial La Prensa.

O governo Ortega não se pronunciou sobre a retenção da matéria-prima dos jornais.

Desde novembro, a imprensa independente está sob o cerco do governo por informar sobre os protestos que começaram em 18 de abril contra Ortega, cuja repressão deixou 325 mortos e mais de 600 detidos, segundo grupos humanitários.

Entre os detidos estão dois conhecidos jornalistas, Miguel Mora, diretor do canal privado fechado 100% Noticias, e sua diretora de imprensa, Lucía Pineda, que, segundo grupos humanitários, têm sido submetidos a maus-tratos na prisão.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)