(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UE apresenta plano para negociação comercial com EUA


postado em 18/01/2019 10:31

A União Europeia (UE) divulgou nesta sexta-feira seus planos de negociar um acordo comercial com os Estados Unidos, medida em meio à frágil trégua comercial entre os dois lados e na qual o bloco europeu não inclui a agricultura.

"Não propomos uma redução das tarifas para a agricultura, essa área ficou de fora", disse a comissária de Comércio da União Europeia, Cecilia Malmström, em uma entrevista coletiva ao apresentar as propostas do mandato de negociação com base em uma declaração conjunta com os Estados Unidos.

O presidente americano Donald Trump e o titular da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, acertaram em julho uma série de medidas, entre elas "trabalhar conjuntamente pela eliminação total das tarifas sobre a indústria não automobilística".

A autoridade europeia disse que "não é um acordo tradicional de livre comércio", mas sim "uma proposta limitada, porém importante, sobre direitos alfandegários para produtos industriais".

A Comissão, encarregada das negociações comerciais em nome dos 28 membros do bloco, aprovou na sexta-feira os termos propostos de negociação com os Estados Unidos, aos quais o Conselho da União Europeia, que reúne os países, deve agora dar sua aprovação.

Embora o objetivo da negociação seja reduzir a tensão comercial em ambos os lados do Atlântico, a ausência de agricultura nos acordos europeus anuncia um confronto com Washington, que incluiu produtos agrícolas em seus planos.

Além disso, a ameaça de Trump de aumentar as tarifas sobre as importações de veículos europeus ainda paira sobre os europeus.

O departamento de Comércio dos EUA deve emitir um relatório em fevereiro sobre as tarifas sobre automóveis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)