(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grécia: após voto de confiança, premiê enfrenta a questão da Macedônia


postado em 17/01/2019 12:25

Depois conseguir fortalecer sua maioria parlamentar ao conquistar um voto de confiança na quarta-feira, o primeiro-ministro Alexis Tsipras enfrenta agora a questão da ratificação do acordo sobre o novo nome da Macedônia, um tema que divide os gregos.

Com uma votação de 151 a favor, contra 148 contra, de um total de 300, o primeiro-ministro alertou para a iminência da votação deste acordo.

Tsipras pediu ao parlamento que organizasse a votação de confiança sobre seu governo, após a renúncia de seu ministro da Defesa, Panos Kammenos, principal aliado da coalizão do governo e contrário ao novo nome da Macedônia.

A alteração do nome deve ser votada e ratificada em breve pelo Parlamento.

Partido conservador e nacionalista, o Gregos Independentes (Anel) é o principal aliado da coalizão de governo liderada por Tsipras.

A deserção de Kammenos pode desestabilizar a coalizão de governo antes das eleições legislativas previstas para outubro, mas que podem ser antecipadas para maio para coincidir com as europeias.

- Trinta anos de litígio -

O Parlamento macedônio já ratificou o acordo sobre a mudança de nome de seu país para República da Macedônia do Norte. Para que a alteração entre em vigor, o texto ainda deve ser aprovado pelos gregos.

Embora seja necessária apenas maioria simples para validar definitivamente a mudança de nome da Macedônia, o chefe de governo conta com uma pequena margem de manobra: 153 de 300 deputados e, destes, 145 são de seu partido de esquerda, o Syriza.

Com 78 deputados, a principal sigla de oposição Nova Democracia anunciou que votará contra.

Os representantes do Anel mantiveram a ambiguidade e podem apoiar a mudança de nome, apesar da renúncia de seu líder. Tratando-se de seis membros do governo, tampouco é certo que sigam a ordem de Kammenos.

O premiê grego também espera o voto dos deputados do partido pró-europeu de oposição Potami, que conta com sete deputados.

Em 17 de junho, Atenas e Skopje firmaram um acordo histórico para rebatizar a ex-república iugoslava como República da Macedônia do Norte. A mudança põe fim a cerca de 30 anos de litígio entre os dois países.

A Grécia também se comprometeu a suspender seu veto na adesão da Macedônia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e às negociações de adesão à União Europeia (UE) desse país balcânico de 2,1 milhões de habitantes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)