(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trabalho nos países ricos cada vez menos remunerado em relação ao capital


postado em 17/01/2019 11:02

A distribuição da riqueza nos países ricos tende mais e mais a recompensar o capital em detrimento do trabalho, exceto no Reino Unido e na França, de acordo com um estudo do governo francês publicado nesta quinta-feira com dados de 1994 a 2015.

Essa evolução é explicada, em parte, pelo progresso técnico e pela automação e pelo aumento moderado dos salários reais, segundo o estudo publicado pela direção geral do Tesouro do ministério da Economia francês.

As situações variam de acordo com os países. Na França, o valor agregado que vai para o trabalho aumentou em 0,6 ponto percentual em 21 anos. Na Alemanha, pelo contrário, diminuiu 2,9 pontos, enquanto a parte destinada ao capital aumentou 1,6 pontos (contra a queda de 0,4 na França).

O Reino Unido é uma exceção, de acordo com o estudo, com um aumento de 4,6 pontos para o trabalho e uma queda de 5,8 pontos para o capital.

Nos Estados Unidos, pelo contrário, a participação do capital avançou 6,4 pontos, enquanto a do trabalho caiu 2,7 pontos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)