(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

França prepara plano para enfrentar um Brexit sem acordo


postado em 17/01/2019 10:49

A França tem um "plano ligado a um Brexit sem acordo" para lidar com o evento "cada vez mais provável" de uma saída brusca do Reino Unido da União Europeia (UE), afirmou o primeiro-ministro francês Edouard Philippe.

"A responsabilidade do governo é que nosso país esteja preparado. Que os interesses de nossos concidadãos sejam preservados e defendidos", acrescentou o chefe do governo.

O plano, elaborado desde abril de 2018, inclui "medidas legislativas e legais que sugerem que nenhuma interrupção de direitos e que os direitos dos nossos cidadãos ou das nossas empresas estejam eficazmente protegidos", afirmou Philippe, no final de uma reunião com vários ministros.

Os deputados aprovaram na quarta-feira um projeto de lei que prepara a França para a saída do Reino Unido da UE, em particular para um Brexit "duro", sem acordo.

A lei, que deve ser aprovada nesta quinta-feira pelo Senado, autoriza o governo a adotar cinco decretos que serão apresentados ao Conselho de Ministros na próxima quarta-feira e serão publicados nas próximas três semanas, segundo Philippe.

Esses decretos visam proteger os interesses dos residentes franceses no Reino Unido, garantir um estatuto para os cidadãos britânicos na França, além de prever medidas para restaurar controles aduaneiros nos portos e aeroportos da França para os produtos britânicos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)