(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA afirma que Taiwan é prioridade do Exército chinês


postado em 16/01/2019 01:01

A reunificação de Taiwan com a China continental é a prioridade do Exército Popular de Libertação chinês, revela um relatório oficial publicado nesta terça-feira pela Agência de Inteligência Militar de Estados Unidos (DIA), advertindo que trata-se da principal ameaça de Pequim aos EUA.

"O princípio reitor da modernização militar da China é o antigo objetivo de Pequim de finalmente obrigar Taiwan à reunificação e dissuadir qualquer tentativa de declaração de sua independência", destaca o relatório da DIA.

Para tal, a China tem adquirido armamento sofisticado, incluindo navios de guerra, submarinos e sistemas avançados de mísseis de curto e médio alcance, acrescenta o relatório, aberto ao público em geral.

Estes mísseis, que são mais modernos que os de Estados Unidos e Rússia, presos ao tratado de desarmamento internacional INF, estão posicionados exatamente diante de Taiwan e "se quisessem dispará-los poderiam fazê-lo agora", revelou um alto funcionário da Inteligência militar ao apresentar o relatório a jornalistas.

"Isto é o que mais nos preocupa", declarou o funcionário, que pediu para não ser identificado.

Taiwan e China continental são governados por regimes adversários desde o final da Guerra Civil chinesa, em 1949, quando o Partido Comunista assumiu o controle da parte continental do gigante asiático.

A Ilha tem moeda própria, bandeira e governo, mas a ONU não a reconhece como um estado independente, como muitos países.

Para Pequim, Taiwan é uma província rebelde.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)