(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA diz que lançamento de satélite revela ameaça iraniana


postado em 15/01/2019 21:00

O secretário americano de Estado, Mike Pompeo, reafirmou nesta terça-feira a ameaça que o Irã representa para o mundo, após Teerã ignorar as advertências de Washington e lançar um satélite.

Pompeo destacou que o lançamento vai contra a resolução do Conselho de Segurança da ONU de 2015 que apoiou o acordo internacional com o Irã sobre seu programa nuclear, do qual os Estados Unidos já se retiraram.

"Desafiando a comunidade internacional e a UNSCR 2231 (resolução da ONU), o regime iraniano lançou hoje um veículo ao espaço", tuitou Pompeo.

"O lançamento mostra, mais uma vez, que o Irã está buscando capacidades de míssil melhoradas que ameaçam Europa e Oriente Médio".

O ministro iraniano das Telecomunicações informou que seu país lançou com sucesso o satélite Payam.

Estados Unidos e Israel consideram que o Irã pode utilizar o conhecimento técnico dos lançamentos de satélites para desenvolver mísseis de longo alcance, mas esta opinião não é compartilhada por muitos especialistas ocidentais.

O Irã afirma que tem direito de lançar satélites e testar mísseis, porque precisa se defender de ameaças reais e tais atividades não envolvem componentes nucleares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)