Jornal Estado de Minas

VW e Ford confirmam aliança de produção, e Trump elogia alemã

A alemã Volkswagen e a americana Ford anunciaram, nesta terça-feira (15) que as fabricantes acordaram uma aliança para desenvolverem, juntas, vans comerciais e picapes a partir de 2022, em uma tentativa de reduzir os custos.

O anúncio foi feito após mais de seis meses de negociações entre as duas fabricantes automotivas, que incluíram diálogos sobre tecnologias de veículos autônomos e elétricos.

As empresas afirmaram que concordaram em "investigar a colaboração em veículos autônomos, serviços de mobilidade e carros elétricos e começar a explorar essas oportunidades".

O acordo entre as montadoras alemã e americana para criar vans comerciais de picapes de médio porte a partir de 2022 não envolve uma propriedade cruzada, segundo um comunicado conjunto.

O CEO da Volks, Herbert Diess, afirmou que a aliança será um pilar em nosso percurso para ampliar a competitividade".

A aliança será governada por um comitê conjunto, chefiado pelos CEOs das duas empresas. A Ford será responsável pelas picapes de médio porte das duas montadoras.

A americana também vai montar vans comercciais para os consumidores europeus, enquanto a Volkswagen desenvolverá uma van urbana.

Também nesta terça, o presidente americano Donald Trump elogiou a Volkswagen por seu anúncio de que investirá US$ 800 milhões para montar um novo carro elétrico em sua fábrica de Chattanooga, nos Estados Unidos. Na segunda-feira, a empresa prometeu criar mil novos postos de trabalho no local.

"Felicidades a Chattanooga e ao Tennessee pelo trabalho bem feito. Uma grande vitória", celebrou o mandatário.

.