(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolsonaro assina decreto que flexibiliza a posse de armas no Brasil


postado em 15/01/2019 13:02

O presidente Jair Bolsonaro assinou nesta terça-feira (15) um decreto que tornará mais flexível a posse de armas de fogo no país, cumprindo uma de suas principais promessas de campanha.

"Para garantir o direito legítimo à defesa, como presidente usarei esta arma", afirmou Bolsonaro referindo-se à caneta com que assinou a medida durante uma cerimônia no Palácio do Planalto em Brasília.

Até agora, a posse de armas de fogo era permitida para maiores de 25 anos sem antecedentes criminais, com uma ocupação lícita, capazes de comprovar sua capacidade técnica e psicológica para uso, além de justificar sua necessidade.

O decreto assinado por Bolsonaro inclui entre os motivos de "necessidade real" os "residentes de área rurais" e os habitantes "residentes em áreas urbanas com altos níveis de violência", com uma taxa de homicídios superior a 10 por 100.000 habitantes.

No Brasil, um dos países mais violentos do mundo, a taxa média é de 30 homicídios por 100.000 habitantes.

O decreto também prorroga o prazo das licenças, concedidas pela Polícia Federal, de cinco a dez anos.

O porte de armas permanece reservado principalmente ao pessoal militar, policial e de segurança.

O evento, que durou alguns minutos, contou com a presença de várias autoridades, incluindo o ministro da Justiça e ex-juiz anticorrupção Sérgio Moro, envolvido na elaboração do texto, e deputados do lobby conhecido como "bancada da bala".

O decreto entrará em vigor imediatamente após ser publicado no Diário Oficial da União, sem ter que passar pelo Congresso Nacional, informou uma fonte da Casa Civil à AFP.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)