(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Itália e Comissão Europeia alcançam acordo sobre orçamento


postado em 19/12/2018 10:26

O governo de Roma e a Comissão Europeia alcançaram nesta quarta-feira um acordo sobre o orçamento italiano para 2019, encerrando várias semanas de conflito, anunciou nesta quarta-feira o vice-presidente do Executivo europeu, Valdis Dombrovskis.

O acordo prevê reduzir os gastos em 10,25 bilhões de euros, em parte com o adiamento da entrada em vigor de duas das principais medidas anunciadas pela coalizão que governa o país (extrema-direita e partido antissistema), a reforma da Previdência e a criação de uma renda mínima para os mais pobres, explicou Dombrovskis.

"A solução não é ideal, mas permite evitar no momento a abertura de um procedimento por déficit excessivo", disse.

O acordo prevê um déficit de 2,04% do Produto Interno Bruto (PIB) - contra 2,4% a princípio - com uma previsão de crescimento de 1% em 2019, contra 1,5%.

A redução orçamentária deve servir também para evitar o aumento da enorme dívida pública italiana, de quase 130% do PIB.

"O processo não foi fácil. A princípio parecia que existiam poucas possibilidades de compensar a diferença entre nossas posições", afirmou o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici, que considera o acordo "uma vitória do diálogo sobre o confronto".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)