(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Orçamentos de defesa continuam a subir no mundo


postado em 18/12/2018 13:55

Em 2018, os orçamentos de defesa aumentaram em mais de 87 bilhões de dólares, uma alta de 4,9%, até atingir 1,78 trilhão de dólares - aponta a consultoria IHS Markit, em relatório divulgado nesta terça-feira (18).

Os países-membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) se destacaram por um maior crescimento de seus orçamentos de defesa, em 54 bilhões de dólares (5,8%), em especial pela alta de gastos militares americanos.

O gasto dos países-membros da Otan deve passar de US$ 1 trilhão em 2019, prevê o documento.

O informe aponta ainda que, como consequência do aumento dos preços do petróleo, a Arábia Saudita superou a França em termos de orçamento de defesa em 2018 e ocupa o quinto lugar no mundo, com 56 bilhões de dólares em 2018, contra os 53,6 bilhões de dólares da França. Esta última também aumentou seus gastos no setor.

O teto deste ano "supera significativamente o recorde posterior à Guerra Fria, de 1,6 trilhão de dólares em 2010", acrescenta o texto.

"Após um período difícil para os membros da Otan pela crise financeira mundial, os países-membros começaram a aumentar seus orçamentos de defesa, devido às ameaças emergentes", explica Fenella McGerty, analista principal da IHS Markit, na revista Jane's, especializada em questões militares.

"Isso desacelerou o movimento de balança dos orçamentos de defesa do lado dos países emergentes", acrescentou.

Para o próximo quinquênio, a Jane's prevê um crescimento moderado do gasto de defesa em todo mundo, em torno de 2%, com uma desaceleração no crescimento na Europa e nos Estados Unidos. O motor do crescimento estaria nos países emergentes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)