(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Iêmen: combates são suspensos em Hodeida, mas trégua ainda corre risco


postado em 18/12/2018 08:14

Os combates foram interrompidos nesta terça-feira (18), na cidade de Hodeida, principal palco da guerra no Iêmen, embora ainda continue sob risco a trégua acordada pela ONU - disseram moradores e fontes do governo.

"A situação volta a estar totalmente calma desde as 3h locais [22h em Brasília] em Hodeida", disse uma fonte militar.

Em conversa por telefone com a AFP, vários moradores de Hodeida, localidade sob controle dos rebeldes huthis, também confirmaram a interrupção dos disparos a partir desse horário.

O cessar-fogo continua extremamente frágil, porém, em meio a combates esporádicos e apesar da trégua firmada na Suécia, promovida pela ONU e acordada entre uma delegação do governo e outra dos rebeldes huthis.

A trégua deveria entrar plenamente em vigor à meia-noite local, segundo a ONU. Nesse mesmo horário, entretanto, ainda eram registrados intensos combates.

Não é possível determinar se a interrupção dos combates se deve à entrada em vigor da trégua, ou se é apenas uma questão de horário. Os moradores locais relatam que os combates costumam começar ao anoitecer e terminam pouco antes do amanhecer.

A delegação do governo e a dos rebeldes huthis chegaram, em 13 de dezembro, a um acordo de trégua a ser aplicado em Hodeida. Por essa cidade portuária estratégica circula a maior parte da ajuda humanitária que entra no Iêmen.

Segundo o acordo, os huthis devem deixar os portos de Hodeida, Al-Salif e Ras Isa em 31 de dezembro, enquanto as forças rebeldes e pró-governo têm de abandonar a cidade de Hodeida em 7 de janeiro, explicou um membro da coalizão pró-governo liderada pela Arábia Saudita.

A aplicação do cessar-fogo em Hodeida gera várias dúvidas, porque, desde o início da guerra no Iêmen, houve sete tréguas negociadas pela ONU que foram desrespeitadas.

Mais de 10.000 pessoas morreram na guerra do Iêmen e milhões delas estão ameaçadas pela fome, segundo a ONU.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)