(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BCE encerra programa de compra da dívida


postado em 13/12/2018 12:01

O Banco Central Europeu (BCE) confirmou, nesta quinta-feira (13), o encerramento, até o final do ano, de seu histórico programa de compra líquida de ativos iniciado em 2015 para estimular a economia, por meio do qual injetou 2,6 trilhões de euros na economia.

Depois de sua reunião mensal, os governadores do BCE também decidiram manter sem alterações, "pelo menos até o verão de 2019", suas principais taxas de juros.

Como havia anunciado em junho, o BCE acabará com a compra da dívida pública e privada - o programa conhecido como "quantitative easing" (QE) - no final de dezembro. As quantias injetadas na economia desde outubro representavam apenas 15 bilhões de euros mensais.

Com isso, a entidade põe fim a sua principal ferramenta do arsenal anticrise, o qual evitou uma deflação na zona euro e uma recessão maior quando o bloco da moeda única ainda se recuperava da crise da dívida.

Por meio deste programa, o BCE injetou cerca de 2,6 trilhões de euros no mercado.

A entidade anunciou, porém, que manterá as condições de financiamento favoráveis para não pôr a reativação em perigo no momento em que os riscos se acumulam.

Como estava previsto, a principal taxa de refinanciamento ficou sem alterações, a zero, e os bancos continuarão pagando juros negativos de 0,40% pelo excedente que depositarem na entidade, segundo o comunicado do BCE.

O Banco planeja manter suas taxas sem alterações, "pelo menos até o verão de 2019", mas a mudança de política deve ser detalhada no ano que vem.

Fica em suspenso saber quando a instituição elevará suas taxas pela primeira vez desde 2011. O calendário divide os membros do conselho de governadores.

Dada a incerteza que se acumula sobre o crescimento na zona euro, os observadores antecipam uma primeira alta a partir de 2020, ou seja, depois de encerrado o mandato do presidente do BCE, Mario Draghi, em outubro de 2019.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)