(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Aloysio Nunes critica saída do Pacto para Migração anunciada por Bolsonaro


postado em 11/12/2018 22:06

O chanceler Aloysio Nunes afirmou nesta terça-feira que a saída do Pacto Mundial para Migração das Nações Unidas, anunciada pelo futuro governo de Jair Bolsonaro, será um "retrocesso" para o Brasil.

"Eu acho que não é bom. O Brasil tem se distinguido por uma dedicação a temas que têm nos credenciado, que fazem parte do nosso perfil diplomático, que valorizam o Brasil, como imigração, direitos humanos, clima. São questões que têm credenciado o Brasil no contexto internacional. Eu acho uma pena se houver retrocesso em cada um desses temas", declarou o atual chanceler sobre as intenções de seu sucessor, Ernesto Araújo.

O acordo sobre migração, aprovado na véspera em Marrakech, pretende reforçar a cooperação internacional visando uma "migração segura, ordenada e regular", e foi firmado por cerca de 160 países.

"O governo Bolsonaro se desligará do Pacto Global de Migração que está sendo lançado em Marrakech, um instrumento inadequado para lidar com o problema", escreveu Araújo na noite de segunda-feira, acrescentando que a "imigração é bem-vinda, mas não deve ser indiscriminada".

Segundo Aloysio Nunes, o pacto "não se sobrepõe à soberania dos países" e supõe "uma colaboração voluntária", pois "não é um tratado, não é uma convenção que cria obrigações jurídicas".

A saída do Brasil do Pacto é um novo sinal de aproximação com a diplomacia do governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que abandonou a elaboração do texto em dezembro de 2017.

Bolsonaro e Araújo não escondem sua admiração por Trump e seu desejo de alinhar o futuro governo aos Estados Unidos em matéria de política externa.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)