(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Missão da OEA lamenta curta campanha e escasso debate no referendo peruano


postado em 10/12/2018 21:32

Uma Missão da OEA que observou o referendo peruano destacou nesta segunda-feira (10) o "resultado esmagador" da votação de domingo, "sem nenhuma indicação de fraude", mas lamentou que a campanha tenha sido curta e o debate, escasso.

Peruanos aprovaram no referendo o fim da reeleição de parlamentares e a regulação do financiamento de partidos políticos, entre outras reformas constitucionais propostas pelo presidente Martín Vizcarra para combater a corrupção.

"A Missão observou que o debate público sobre os projetos de reforma submetidos à votação dos cidadãos foi limitado, e nos meios de comunicação (...), a campanha a favor e contra cada uma das propostas foi praticamente nula", indicou a Missão em seu relatório preliminar, lido diante da imprensa por seu chefe, o dominicano Mirou Tavárez Mirabal.

Gerardo de Icaza, outro membro da Missão, composta por 14 funcionários e especialistas, assinalou que não há sinais de "fraude" na votação, apesar das denúncias de alguns políticos oposicionistas peruanos.

"Absolutamente não temos nenhuma indicação de fraude e, ao contrário, o que o relatório destacou é um resultado contundente da votação", disse De Icaza, em referência ao fato de que três propostas foram confirmadas por cerca de 80% dos peruanos e outro foi rejeitado por uma porcentagem similar.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)