(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Egito anuncia descoberta de oito múmias em Dahshur


postado em 28/11/2018 18:05

O ministério de Antiguidades do Egito anunciou nesta quarta-feira (28) a descoberta de oito sarcófagos contendo cada um uma múmia em uma pirâmide da necrópole de Dahshur, ao sul do Cairo.

Escavações que começaram em agosto permitiram descobrir "sepulturas que contêm oito sarcófagos de pedra carcária com múmias em seu interior", informou em um comunicado o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Mostafa Waziri.

Os oito sarcófagos se encontravam na pirâmide do rei Amenemhat II e datam do Período Tardio (entre 700 e 300 a. C.), segundo o ministério.

"As múmias estão recobertas por uma camada de cartonagem pintado em forma humana", explicou Waziri. "Três delas se encontram em bom estado de conservação", acrescentou.

A cartonagem é um material usado no rito funerário do Egito Antigo para cobrir as múmias.

Segundo o ministério, essas múmias serão expostas em breve nos futuros museus de Hurgada e Sharm el Sheikh, duas localidades turísticas às margens do mar Vermelho, no leste do país.

As autoridades revelaram em outubro de 2015 um ambicioso projeto denominado "Scan Pyramids", destinado a descobrir câmaras secretas no coração das pirâmides de Gizé e Dahshur e a esclarecer por fim o mistério que ronda sua construção.

Em abril de 2017, escavações na necrópole de Dahshur permitiram aos arqueólogos descobrir as ruínas de uma pirâmide de 3.700 anos de antiguidade.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)