(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bolloré assume lugar de Ghosn na Renault, com temores por aliança com Nissan


postado em 20/11/2018 21:27

O conselho administrativo da Renault nomeou, nesta terça-feira (20), o número dois da empresa, Thierry Bolloré, para substituir Carlos Ghosn, que permanece como presidente, apesar de sua prisão no Japão, em um momento de dúvidas sobre o futuro da aliança com a Nissan e Mitsubishi.

Bolloré, de 55 anos, que Ghosn escolheu como braço direito em fevereiro passado, recebeu a direção executiva "provisória" da montadora francesa e, portanto, terá "os mesmos poderes" que o presidente, que mantém o seu cargo, considerado "temporariamente impedido", disse a empresa em um comunicado.

O conselho indicou que se reunirá regularmente sob a presidência do diretor principal Philippe Lagayette, "para preservar os interesses da Renault e garantir a sustentabilidade da Aliança" com os fabricantes japoneses Nissan e Mitsubishi.

França e Japão tinham reafirmado, nesta terça, seu forte apoio à aliança de fabricantes de automóveis Renault, Nissan e Mitsubishi, que cambaleou nos mercados após a prisão de Ghosn no Japão, acusado de ocultar renda da Receita.

O equilíbrio do império automotivo, que emprega mais de 180 mil pessoas em todo o mundo, repousava até então neste executivo de nacionalidade franco-libanesa-brasileira, um empresário com reputação mundial.

Ghosn, de 64 anos, está preso em um centro de detenção de Tóquio, após ser detido na segunda-feira quando saia de seu jatinho particular.

O ministro de Finanças francês Bruno Le Maire e seu homólogo japonês da Economia, Hiroshige Seko, "reafirmaram o importante apoio dos governos francês e japonês à aliança entre Renault e Nissan", em uma conversa por telefone, diz o comunicado.

As empresas da Aliança agora lutam para combater os receios dos investidores.

- Conspiração -

A Procuradoria confirmou que ele foi detido por suposta sonegação de renda. Segundo um comunicado, Ghosn "conspirou para minimizar sua retribuição em cinco ocasiões entre junho de 2011 e junho de 2015".

No total, foram declarados à Receita 4,9 bilhões de ienes (cerca de 37 milhões de euros), enquanto Ghosn havia ganho quase 10 bilhões de ienes nesse período, apontou a Procuradoria.

Na França, o ministro da Economia pediu a funcionários de seu governo que "verificassem a situação fiscal de Carlos Ghosn na França".

O todo-poderoso dirigente franco-libanês-brasileiro foi detido na segunda-feira por uma investigação interna realizada pela Nissan, que enviou os resultados à Procuradoria.

Em uma entrevista coletiva, o presidente-executivo da construtora de automóveis japonês, Hiroto Saikawa, também mencionou "outras malversações, como o uso de bens da empresa com fins pessoais".

Segundo a assessoria de imprensa Kyodo, que citou fontes próximas ao caso, ele teria-se hospedado gratuitamente em várias propriedades da companhia na Holanda e em outros três países.

- Aliança -

A Renault possui 43% da Nissan, que por sua vez tem 15% de Renault e 34% da Mitsubishi Motors.

Antes de ser detido, Ghosn trabalhava para que a aliança Renault-Nissan, que fabrica dez milhões de carros anuais, fosse "irreversível", comentou em nota Kentaro Harada, analista da SMBC Nikko Securities.

"Não podemos excluir a possibilidade de que a aliança se veja debilitada (...) Sobretudo, a questão principal é ver se isso alterará o equilíbrio do poder" entre as partes francesa e japonesa, acrescentou o analista.

O tema também é muito sensível na França, onde o Estado controla 15% do capital da Renault.

Segundo Harada ainda restam muitas dúvidas a serem resolvidas.

"Por que foram descobertas agora as malversações? Como Ghosn, como Greg Kelly [outro responsável da Nissan detido], teriam conseguido falsificar documentos sozinhos?", pergunta.

- O 'lado obscuro' -

O diretor-executivo da Nissan, Hiroto Saikawa, usou duras palavras para se referir a seu mentor.

"É um problema que se tenha dado tanta autoridade a somente uma pessoa", disse ele na sede do grupo, em Yokohama, nas proximidades de Tóquio, denunciando "o lado obscuro da era Ghosn".

Venerado no Japão por ter salvado a Nissan da quebra nos anos 2000, depois a Mitsubishi Motors, e por formar uma sólida aliança com o grupo francês Renault, Carlos Ghosn foi duramente criticado nesta terça-feira.

"Ele é um ganancioso. No final, é apenas uma questão de dinheiro", disse um funcionário da Nissan ao jornal "Yomiuri".

"Ele pediu a seus subordinados para cumprir metas difíceis, mas ele mesmo ainda recebia um alto salário, mesmo quando as atividades da Nissan não estavam indo tão bem", acrescentou ao jornal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)