(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espanha ameaça acordo do Brexit por Gibraltar


postado em 20/11/2018 15:21

O presidente de governo espanhol, Pedro Sánchez, pressionou nesta terça-feira seus sócios europeus, ameaçando bloquear o acordo sobre o Brexit caso não se reconheça o papel direto da Espanha na negociação sobre o futuro de Gibraltar.

"Nós como país não podemos assumir que o que acontecerá com Gibraltar no futuro dependa de uma negociação do Reino Unido com a União Europeia", disse o mandatário socialista em um encontro em Madri organizado pela revista britânica The Economist.

A situação de Gibraltar, enclave britânico de 7 km2 no sul da península Ibérica, "terá que ser algo que Reino Unido e Espanha definam e negociem e cheguem a um acordo. Isso, há 72 horas, não está garantido, nem no acordo de retirada nem na declaração futura", argumentou.

"Portanto, no dia de hoje, lamento dizer que um governo pró-europeu, como é o governo da Espanha, votará, se não houver mudanças, não ao Brexit", em uma cúpula europeia prevista para este domingo em Bruxelas, alertou.

Em Madri, uma fonte do executivo espanhol insistiu nesta ideia. Segundo essa fonte, o governo espanhol quer que fique "claro" que o futuro de Gibraltar "se decide por uma negociação bilateral entre o Reino Unido e a Espanha, que é o que já estava decidido nas diretrizes do Conselho" Europeu.

A fonte acrescentou que "estão sendo feitas gestões em todos os níveis" e que Sánchez se reuniu nesta terça-feira com o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e deveria encontrar também com o presidente do Conselho, Donald Tusk, e com a primeira-ministra britânica Theresa May.

A fonte garantiu que Juncker manifestou "compreensão" a Sánchez, e que vários países europeus apoiam a posição espanhola.

A Espanha conta com o acordo de princípio de seus parceiros europeus de que deverá ter um papel decisório na negociação detalhada sobre a futura relação com o enclave britânico, ao qual diariamente chegam milhares de trabalhadores transfronteiriços.

Madrid argumenta, contudo, que esse papel não aparece formulado com clareza no acordo de retirada do Reino Unido do bloco, anunciado na semana passada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)