(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Presidente do Iraque visita Irã e sugere 'novo sistema regional'


postado em 17/11/2018 16:29

O presidente do Iraque, Barham Salih, chegou ao Irã neste sábado, onde ele prometeu melhorar a relação entre os dois países menos de duas semanas após os Estados Unidos restaurarem as sanções ao Irã que haviam sido retiradas em 2015 como parte de um acordo nuclear. O Irã espera manter as exportações para o país vizinho apesar das sanções, e o Iraque é o segundo maior mercado dos iranianos depois da China. Salih se reuniu com o presidente iraniano Hassan Rouhani.

Em declaração conjunta após o encontro, Rouhani afirmou que eles discutiram um aumento do comércio de eletricidade e petróleo, e o establecimento de áreas de livre comércio na fronteira. Ele afirmou que os dois também discutiram projetos conjuntos relacionados ao petróleo e a melhora de transportes entre os países.

O presidente Salih prometeu melhorar as relações entre os países e sugeriu a formação de um "novo sistema regional" que incluiria Iraque e Irã, baseado em "integridade política, interesses nacionais e cooperação entre nações e governos".

Desde maio, quando o presidente americano Donald Trump retirou os EUA do acordo nuclear, as exportações iranianas de petróleo tiveram queda significativa. As sanções foram reimpostas ao Irã em 5 de novembro, mas o Iraque obteve uma autorização para realizar importações do país relacionadas a energia durante 45 dias.

O comércio entre Irã e Iraque foi de cerca de US$ 7 bilhões em 2017, e os presidentes prometeram tentar elevar o número para US$ 8,5 bilhões este ano. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)