(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INTERNACIONAL

Vice de Trump promete manter tarifas se China não mudar política comercial


postado em 17/11/2018 10:00

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, declarou durante a cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês) que o país não vai retirar as tarifas impostas a produtos chineses enquanto a China não mudar sua política comercial. Pence também reiterou as ameaças feitas anteriormente pelo presidente Donald Trump, de mais do que dobrar as tarifas impostas às exportações da China, a depender das negociações com o país asiático.

"A posição dos EUA não vai mudar de curso até que a China mude o seu caminho", afirmou Pence, acusando Pequim de roubo de propriedade intelectual, de dar subsídios a empresas estatais e impor "tremendas" barreiras para companhias estrangeiras entrarem em seu mercado.

Apec Os líderes dos 21 países que integram o Círculo do Pacífico reunidos na Papua Nova Guiné encontram dificuldades para chegar a um consenso sobre uma declaração conjunta, especialmente em relação à possibilidade de pressionar por mudanças na Organização Internacional do Comércio (OMC). Os membros da OMC até hoje não conseguiram chegar a um acordo sobre a liberalização do comércio e, agora, a organização corre o risco de atrofiar.

Dois terços dos países da OMC reivindicam o status de "nação desenvolvida", que daria a eles benefícios e os liberaria de obrigações a serem cumpridas por economias avançadas, segundo o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, com sede em Washington. Fonte: Associated Press.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)