(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Diamante rosa é vendido por 44 milhões de euros em leilão da Christie's


postado em 13/11/2018 23:53

Um excepcional diamante rosa de 18,96 quilates foi arrematado nesta terça-feira por 44 milhões de euros - um recorde por quilate para uma pedra desta cor - em um leilão da Casa Christie's em Genebra.

Segundo o leiloeiro Rahul Kadakia, o fabuloso diamante, descoberto a quase um século na África do Sul, foi arrematado pela joalheria americana Harry Winston, que pertence ao grupo suíço Swatch.

O "Pink Legacy", que estava avaliado em entre 30 e 50 milhões de dólares, foi imediatamente rebatizado por seu comprador como "Winston Pink Legacy".

O valor de "2,6 milhões de dólares por quilate é um recorde mundial por quilate para um diamante rosa", assinalou François Curiel, responsável pela Christie's na Europa. "Esta pedra é para mim o Leonardo da Vinci dos diamantes".

O recorde precedente de preço por quilate remontava a novembro de 2017, em Hong Kong, quando a Christie's vendeu "The Pink Promise", um diamante rosa 'fancy vivid' de forma oval de pouco menos de 15 quilates, por 32,48 milhões de dólares, o equivalente a 2,17 milhões por quilate.

O fabuloso diamante rosa leiloado nesta terça, classificado "fancy vivid", o maior grau de intensidade na escala de cor, pertencia à família Oppenheimer, que dirigiu durante várias décadas a empresa de mineração De Beers.

Os diamantes do tipo "fancy vivid" de mais de dez quilates são praticamente desconhecidos nas salas de leilões.

Os "fancy vivid" integram a categoria de diamantes IIa, com muito pouco ou nenhum rastro de nitrogênio, característica reservada a menos de 2% dos diamantes.

Os IIa são os diamantes mais puros quimicamente, apresentando geralmente "um brilho e uma transparência excepcionais", recordou a Casa Christie's.

O "Pink Legacy" foi lapidado provavelmente nos anos 1920, segundo Jean-Marc Lunel, especialista internacional de joalheria da Christie's.

O diamante rosa era a atração principal do leilão de alta joalheria da Christie's, que arrecadou mais de 110 milhões de dólares, segundo a porta-voz Alexandra Kindermann.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)