(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Primeira caravana centro-americana completa um mês rumo aos EUA


postado em 13/11/2018 17:31

Sem ânimo para festejar, a primeira grande caravana de migrantes que deixou Honduras rumo aos Estados Unidos completa um mês nesta terça-feira (13) de um caminho tortuoso e minado de ameaças da parte do presidente Donald Trump e ainda determinada a alcançar o sonho americano.

Em meio ao cansaço e às doenças que se abatem sobre seus integrantes, os mais de 5.000 migrantes - hondurenhos em sua maioria - que persistem desde 13 de outubro na marcha que saiu de San Pedro Sula, amanheceram na mexicana Guadalajara. Foram mais de 2.000 quilômetros percorridos, a maioria a pé e com paradas em alguns trechos.

Os migrantes não reiniciaram o seu trajeto ao norte a pé, como nos dias anteriores, mas o governo de Jalisco, estado ao qual pertence Guadalajara, colocou a sua disposição dezenas de ônibus.

O acordo foi levar os migrantes até "o limite entre Jalisco e Nayarit, e outros transportes nos recolheriam lá para nos levar segura e dignamente até Sinaloa", estado do noroeste sobre a costa do Pacífico, indicou um comunicado dos líderes da caravana.

Entretanto, a AFP constatou que os ônibus fizeram os migrantes descer na guarita El Arenal, um ponto muito afastado de Nayarit rodeado de montanhas desérticas. Isso desatou a ira e indignação dos centro-americanos.

"Esta é uma decisão clara do governo do estado de Jalisco para nos tirar de Guadalajara sem cumprir sua palavra", segundo o comunicado.

Sob um sol forte, milhares de migrantes, incluindo numerosas crianças e alguns idosos, se acumulavam em torno da guarita. "Eles nos enganaram!", gritavam alguns, indignados.

Mas a raiva e a desorientação não os imobilizaram, e começaram a pedir carona para trailers de carga ou caminhões de reboque, na esperança de chegar a Sinaloa.

- 'Um crime para mentir para nós' -

"É um crime mentir para nós assim porque eles sabem que não conhecemos o lugar. Viemos com mulheres e crianças que estão sofrendo aqui. A criança está com sede e não há onde pegar água", lamentou José Rubio, um hondurenho de 23 anos que viaja com a esposa e três filhos pequenos.

Assim, a caravana completa um mês desde o seu início.

"Não celebramos absolutamente nada. Como vamos festejar que estamos sem casa, sem trabalho, cansados, doentes, sem segurança para nosso futuro?", disse à AFP Wilson Ramírez, um hondurenho de 60 anos, enquanto fazia uma longuíssima fila em espiral para sair do auditório que serviu de abrigo em Guadalajara.

Em sua passagem pelo México, a caravana chegou a somar 7.000 integrantes, segundo a ONU, mas muitos desistiram pelo caminho. Os 5.049 migrantes que conseguiram chegar a Guadalajara - segundo números de autoridades locais - estão determinados a pisar nos Estados Unidos apesar dos obstáculos.

Atrás dessa grande caravana, há outras duas, com cerca de 2.000 migrantes cada, enquanto grupos mais reduzidos se adiantavam até a fronteira com os Estados Unidos.

No domingo passado chegou um grupo de cerca de 75 transexuais e alguns homossexuais a Tijuana, e nesta terça-feira nove ônibus chegaram com 350 migrantes, todos membros da primeira grande caravana, constatou a AFP.

Enquanto isso, o governo dos Estados Unidos fechou parcialmente com barricadas e arame farpado os postos de San Ysidro e Otay Mesa, do estado da Califórnia.

- Os obstáculos de Trump -

Em 9 de novembro, Trump decretou o fim dos pedidos de asilo para quem entrar ilegalmente nos Estados Unidos, uma medida que busca dissuadir os migrantes centro-americanos que avançam pelo México rumo à fronteira, escapando da pobreza e da violência em seus países.

Com essa medida, o governo Trump busca fazer o governo mexicano a assumir os migrantes, estipulando que o decreto perderá sua vigência, caso se chegue a um acordo que "permita os Estados Unidos expulsarem estrangeiros para o México".

Segundo o governo americano, as patrulhas fronteiriças registraram mais de 400.000 entradas ilegais em 2018. E, nos últimos cinco anos, o número de solicitantes de asilo aumentou 2.000%, transbordando o sistema, que tem mais de 700.000 casos acumulados para processar.

Trump acusa os migrantes de protagonizarem uma "invasão" e, para contê-los, determinou o envio de milhares de soldados para a fronteira sul.

Em 5 de novembro, cerca de 4.800 soldados foram mobilizados, informou o Pentágono, que disse que "em breve" espera ter mais de 7.000 soldados em serviço ativo na área.

Cerca de 2.100 reservistas da Guarda Nacional estão há meses na fronteira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)