(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Merkel defende um 'verdadeiro exército europeu'


postado em 13/11/2018 13:59

A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu nesta terça-feira que todos trabalhem em prol de um "verdadeiro exército europeu", um chamado semelhante ao feito dias atrás pelo presidente francês Emmanuel Macron, e criticado por seu colega americano, Donald Trump.

"Já alcançamos uma boa cooperação militar e continuaremos a apoiá-la", disse Merkel na reunião do Parlamento Europeu em Estrasburgo (nordeste da França), acrescentando que a idéia do exército europeu seria "um bom complemento para a Otan".

No entanto, a chefe do governo alemão acrescentou, em seu discurso sobre o Futuro da Europa, que "o realmente importante, visto os eventos do ano passado, está em trabalhar na visão de criar algum dia um verdadeiro exército europeu".

Na semana passada, Macron defendeu a ideia de criar um "verdadeiro exército europeu" em uma entrevista à rádio Europe 1, como uma medida para se proteger de "poderes autoritários ressurgindo e rearmados nos confins da Europa", sem nomeá-los.

"Emmanuel Macron sugere construir seu próprio Exército para proteger a Europa dos EUA, da China e da Rússia. Mas foi a Alemanha na Primeira & Segunda Guerra Mundial. Como isso acabou para a França?", tuitou nesta terça, em tom de crítica, o presidente americano.

"Em Paris estavam começando a aprender alemão antes que os EUA chegassem. Paguem pela Otan, ou não!", acrescentou.

"Não há país mais Nacionalista do que a França, um povo muito orgulhoso e com razão!", insistiu. "FAÇAM A FRANÇA GRANDE DE NOVO", completou, fazendo uma analogia com seu slogan de campanha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)