(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Negociações do Brexit estão em fase de 'desfecho', diz May


postado em 12/11/2018 20:00

A primeira-ministra britânica, Theresa May, garantiu nesta segunda-feira (12) à noite que as negociações do Brexit entre Londres e Bruxelas estão em fase de "desfecho", em um discurso a autoridades do distrito financeiro de Londres.

"As negociações da nossa retirada estão agora em sua fase de desfecho. Trabalhamos extremamente duro, toda a noite, para avançar nos problemas que restam resolver, que são importantes", afirmou a dirigente britânica no banquete anual do prefeito de Londres.

May classificou as discussões como "imensamente difíceis" e anunciou que não aceitará um acordo "a qualquer preço".

Ambas as partes lutam para chegar a um acordo sobre a maneira de assegurar uma fronteira invisível entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda.

Em um encontro com os 27 ministros europeus das Relações Exteriores, o chefe negociador da União Europeia (UE), Michel Barnier, declarou na segunda-feira que "ainda não se chegou" a um acordo e que os "intensos esforços" continuam.

Segundo uma fonte do governo britânico, esta quarta-feira é a data-limite para conseguir um acordo final de retirada que possa ser selado durante uma cúpula extraordinária em novembro.

O calendário inicial previa que as negociações estariam concluídas antes da cúpula europeia de meados de outubro.

O tempo urge tanto para a União Europeia quanto para o Reino Unido, já que ambos os Parlamentos devem ratificar o acordo de retirada antes da data de materialização do divórcio, em 29 de março de 2019.

Theresa May se encontra em uma posição difícil, considerando-se as divergências internas em seu partido conservador sobre o objetivo a alcançar nas negociações do Brexit e a posição de seu aliado, o partido nanico norte-irlandês DUP. Indispensável para conservar sua maioria absoluta no Parlamento, esta pequena sigla se opõe a um tratamento diferenciado da Irlanda do Norte em relação ao restante do Reino Unido.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)