(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Tusk critica Trump e alerta para auge do nacionalismo na Europa


postado em 10/11/2018 13:25

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, criticou duramente o presidente americano, Donald Trump, por se opôr a uma "Europa forte e unida", durante um discurso em Lodz, na Polônia, neste sábado (10).

"Pela primeira vez na história, o governo americano é pouco entusiasta em relação a uma Europa unida e forte", afirmou Tusk.

"Falo de fatos, e não de propaganda", acrescentou o ex-primeiro-ministro polonês em um ato organizado na véspera do centenário da independência da Polônia.

Essas críticas foram feitas quando Trump estava em Paris, onde se reuniu com o presidente francês, Emmanuel Macron, um encontro celebrado após um tuíte de Trump contra a ideia defendida por Macron de criar um exército europeu.

Em uma entrevista publicada neste sábado no jornal polonês "Gazeta Wyborcza", o presidente do Conselho Europeu já havia afirmado que Trump quer um mundo com "nós, os Estados Unidos, de um lado, e o restante dos países cada um por sua conta".

Tusk também criticou o presidente dos Estados Unidos por, há seis meses, na cúpula do G7 no Canadá, ter suprimido "a frase da declaração das sete potências ocidentais que assegurava que respeitássemos a ordem baseada em princípios e valores".

Além disso, Tusk alertou para a ascensão de um nacionalismo eurocético durante as próximas eleições para o Parlamento Europeu, que ocorrerá em maio do ano que vem.

"Neste Parlamento, não podemos descartar a possibilidade de formar duas correntes, uma representada por formações antieuropeias e nacionalistas (...), e outra, por aqueles que estão empenhados numa maior integração o quanto antes na União Europeia".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)