Jornal Estado de Minas

Femen denuncia 'criminosos de guerra' entre convidados a celebrar armistício

Três integrantes do Femen fizeram uma ação neste sábado sob o Arco do Triunfo de Paris, epicentro das comemorações do fim de Primeira Guerra Mundial, para denunciar a presença de "criminosos de guerra" entre os presidentes convidados.

De topless, com uma coroa de flores no cabelo e punho para o alto, as três gritavam: "welcome war criminals" (bem-vindos criminosos de guerra), segundo um jornalista da AFP no local. No peito, a inscrição da seguinte frase: "fake peacemakers, real dictators" (falsos pacificadores, verdadeiros ditadores).

As ativistas, que chegaram à Place de l'Etoile, no Champs-Élysées, escalaram os muros do local onde será a cerimônia de comemoração do centenário do armistício.

Cerca de 70 chefes de Estado e de governo assistirão ao ato. Entre eles, estarão o presidente americano, Donald Trump, e seu colega russo, Vladimir Putin.

"Viemos protestar contra a chegada de chefes de Estado que são uma vergonha para a paz. A maioria são ditadores que não respeitam os direitos humanos em seu país", disse Tara Lacroix, uma Femen de 24 anos.

"Vieram celebrar a paz, enquanto defendem a guerra", denunciou, sem se referir a algum nome em particular.

Elas foram retiradas do local pela polícia.

.