(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

EUA retarda autorizações da ONU para ajuda à Coreia do Norte


postado em 09/11/2018 00:20

Os Estados Unidos estão retardando a aprovação de vários pedidos de isenções de sanções para a entrega de tratores, peças de reposição e outros bens necessários para a ajuda humanitária à Coreia do Norte, segundo documentos examinados pela AFP nesta quinta-feira.

A Rússia solicitou ao Conselho de Segurança que discuta a situação em uma reunião prevista para a próxima quinta-feira.

A Coreia do Norte está sob severas sanções impostas por realizar testes de mísseis balísticos e nucleares, mas as resoluções da ONU especificam que tais medidas não devem afetar a ajuda humanitária.

As isenções deveriam permitir a entrega de peças de reposição para aparelhos hospitalares, equipamentos agrícolas e outros insumos necessários para projetos humanitários.

Em agosto, a Irlanda apresentou um pedido para que sua agência humanitária Concern Worldwide realize quatro projetos de ajuda na Coreia do Norte, mas a aprovação permanece bloqueada por uma solicitação de análise dos Estados Unidos.

A empresa italiana Agrotec Spa tenta outra autorização, para exportar tratores, reboques e peças de reposição como parte de um programa da União Europeia para melhorar a segurança alimentar.

A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho apresentou em junho um pedido para projeto de saneamento que permanece sob revisão, revelou um funcionário da organização humanitária.

"O sistema de assistência médica nas áreas rurais da Coreia do Norte é muito frágil e 40% da população não têm acesso a água potável", destacou um funcionário da Cruz Vermelha.

As autoridades americanas afirmam que qualquer pedido de isenção de sanções deve ser minuciosamente revisto para garantir que não haja violação do embargo.

Estados Unidos têm rejeitado os apelos de China e Rússia para aliviar as sanções e recompensar Kim Jong Un por suspender seus testes de mísseis, abrindo o diálogo com Washington.

A administração do presidente Donald Trump afirma que a pressão das sanções é necessária para obrigar Kim a cumprir sua promessa de eliminar as armas nucleares.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)