(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LUTO NA MÚSICA

Trompetista americano Roy Hargrove morre aos 49 anos

Músico faleceu em Nova York devido a uma parada cardíaca após complicações de uma doença renal


postado em 03/11/2018 16:31 / atualizado em 03/11/2018 16:37

(foto: Reprodução/Facebook)
(foto: Reprodução/Facebook)

O trompetista americano Roy Hargrove, um talento precoce e presença frequente nos festivais de jazz europeus, morreu nessa sexta-feira (2) aos 49 anos, anunciou neste sábado (2) a sua página no Facebook. A página citou seu empresário de longa data, Larry Clothier, dizendo que Hargrove morreu em Nova York devido a uma parada cardíaca após complicações de uma doença renal.

(foto: Divulgação)
(foto: Divulgação)
"Um dos músicos mais respeitados e amados da nossa comunidade de Nova York e do mundo, o trompetista pioneiro vencedor do Grammy tão conhecido por sua intensidade e quanto por sua linda balada", dizia a mensagem. "Cada vez mais seu som atestava e santificava seu profundo amor pela música. Seu timbre desinteressado cobria a orla de cada paisagem musical. Possuindo sua música, seu som, Roy inspirou gerações de músicos".

O músico nascido no Texas, descoberto em seu colégio em Dallas durante uma visita do lendário trompetista Wynton Marsalis, desenvolveu seus talentos rapidamente. Sob a tutela e encorajamento de Marsalis, viajou para a Europa para tocar em festivais de verão após a formatura do Ensino Médio.

Aos 25 anos, sua estrela já estava em ascensão no mundo do jazz contemporâneo. Hargrove tocou e gravou com Marsalis e outros grandes nomes do jazz, incluindo Herbie Hancock, Joe Henderson, Stanley Turrentine e Joshua Redman. Venceu os prêmios Grammy em duas categorias diferentes: em 1998 como Melhor Performance de Jazz Latino por "Habana", e em 2003 como Melhor Instrumental de Jazz com "Directions in Music".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)