(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

França, Alemanha, Reino Unido e UE condenam sanções dos EUA ao Irã


postado em 02/11/2018 16:22

França, Alemanha, Reino Unido e União Europeia (UE) condenaram nesta sexta-feira (2) que os Estados Unidos imponham novas sanções à economia iraniana, e prometeram proteger as empresas europeias que fazem negócios "legítimos" com Teerã, indicaram em um comunicado conjunto.

"Lamentamos profundamente a reimposição de sanções por parte dos Estados Unidos devido a sua saída do Plano de Ação Integral Conjunto"(JCPOA), assinala a declaração, referindo-se ao acordo nuclear de 2015 com o Irã.

O acordo tinha como objetivo limitar as capacidades nucleares iranianas em troca de um alívio das sanções.

"Nós temos como objetivo proteger os atores econômicos europeus que estão comprometidos nas trocas comerciais legítimas com o Irã", acrescenta o comunicado, assinado pela chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, e pelos ministros das Relações Exteriores de França, Jean-Yves Le Drian, Alemanha, Heiko Mass, e Reino Unido, Jeremy Hunt.

O acordo nuclear com o Irã "constitui um elemento maior da arquitetura mundial de não proliferação nuclear e da diplomacia multilateral (...) É essencial para a segurança da Europa, da região e do mundo inteiro", continua o comunicado.

"Na qualidade de signatários do JCPOA, estamos comprometidos em trabalhar especialmente para preservar e manter os circuitos financeiros operacionais com o Irã e garantir a continuidade das exportações de petróleo e gás iranianos", prossegue.

Os europeus afirmam que sobre "esses temas, assim como outros, o nosso trabalho continua", e "esses esforços se intensificaram no curso das últimas semanas", indica o comunicado.

Seis meses depois de se retirar do acordo nuclear iraniano, os Estados Unidos confirmaram nesta sexta que, na segunda-feira, restabelecerão suas sanções mais duras contra Teerã, que afetam principalmente o petróleo e os bancos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)