(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de um milhão de venezuelanos entraram na Colômbia em 2018


postado em 01/11/2018 07:59

Mais de um milhão de venezuelanos entraram na Colômbia nos primeiros nove meses de 2018 fugindo da crise em seu país, embora 676.000 tenham ido a outras nações, informou a autoridade de imigração nesta quarta-feira (31).

"Entre janeiro e setembro de 2018, mais de um milhão de venezuelanos entraram no território da Colômbia, enquanto pouco mais de 676.000 saíram para outros países, principalmente Equador, Peru, Chile, Estados Unidos e México", disse a Imigração colombiana em uma declaração.

Com esta nova cifra, atualmente na Colômbia há mais de 1,032 milhão de venezuelanos, dos quais 573.000 estão regularizados, 217.000 irregularmente e 240.000 em processo de regularização, acrescentou.

"A situação da população migrante venezuelana é algo que vai muito além de uma simples cifra", declarou o diretor de Imigração da Colômbia, Christian Krüger, citado no boletim.

Segundo a ONU, cerca de 1,9 milhão de pessoas deixaram a Venezuela desde 2015. Diariamente, 5.000 cidadãos abandonam a nação petroleira, no maior movimento populacional da história recente da América Latina.

"É uma realidade que nos obriga a nos unir não apenas como uma sociedade, mas como países, a fim de atender o alto fluxo de viajantes que chegam a nossas nações", acrescentou Krüger.

O funcionário também pediu que os colombianos repudiem os "atos de discriminação" contra migrantes, depois de surtos de xenofobia ocorridos em diferentes partes do país.

O presidente Iván Duque assegura que a Colômbia está destinando 0,5% de seu PIB, equivalente a cerca de 1,348 bilhão de dólares, para enfrentar o "êxodo em massa".

O país sul-americano, que lidera a pressão diplomática contra a "ditadura" de Nicolás Maduro, como considera Duque, alertou sobre a sua incapacidade de enfrentar sozinho essa situação, pelo que pediu a colaboração internacional.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)