(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manifestantes pedem em Londres um segundo referendo sobre o Brexit


postado em 20/10/2018 13:11

Dezenas de milhares de pessoas protestaram neste sábado (20) em Londres exigindo um referendo sobre o acordo final sobre o Brexit, que ainda está sendo negociado entre Londres e Bruxelas, cinco meses após a retirada do Reino Unido da União Europeia, segundo os organizadores

Sob um suave sol, os manifestantes dos quatro cantos do país, transportados em mais de 150 ônibus, seguiram pra o o centro da capital britânica, em direção ao Parlamento.

Entre eles, figuram muitos cidadão europeus, representados pelo "The3Million", grupo de lobby que defende os interesses de cerca de 3,4 milhões de cidadão europeus que vivem no Reino Unido.

Eles respondem ao apelo do "People's Vote", um movimento que milita por um "voto popular" e que agrupa muitas associações pró-UE.

A última grande marcha até o Parlamento britânico para pedir um novo referendo reuniu quse 100.000 pessoas em junho. Os organizadores esperam que esta seja ainda maior e tenha seguidores de todos os grandes partidos vindos de todos os cantos do país.

A marcha reúne uma multidão que tem a difícil tarefa de convencer a primeira-ministra britânica Theresa May a convocar um segundo referendo sobre os resultados de suas negociações com Bruxelas.

Apesar do ambiente festivo, a mensagem é séria: o Brexit que seus partidários prometeram antes do referendo de junho de 2016 - onde ganhou por 52% - não tem nada a ver com o que está sendo negociado agora.

Os organizadores também acreditam que os britânicos que votaram a favor do Brexit agora mudariam de posição por estarem cientes das reais consequências da saída da UE.

"Creio que as pessoas erraram de várias maneiras", disse o empresário Peter Hancock, entrevistado pela AFP, enquanto amarra uma bandeira europeia em volta do pescoço do seu cão pastor

"Queremos continuar sendo europeus', acrescentou sua esposa Julie. "Não vemos os benefícios" do Brexit, disse.

Mas a primeira-ministra já deixou claro que não tem nenhuma intenção de permitir uma nova consulta aos cidadãos sobre a questão.

"Não vai acontecer um segundo referendo. As pessoas votaram e este governo vai fazer o Brexit", afirmou durante a semana.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)