(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Milhares de independentistas pedem referendo em Taiwan


postado em 20/10/2018 08:53

Milhares de pessoas saíram Às ruas neste sábado em Taipé para pedir um referendo sobre a independência de Taiwan.

Os organizadores afirmaram que 100.000 pessoas participaram na manifestação. A polícia não divulgou nenhuma estimativa até o momento.

Os manifestantes se concentraram diante da sede do Partido Democrático Progressista (PDP), que governa o território, com bandeiras e cartazes para pedir um referendo de independência. Também gritaram frases como "Queremos um referendo" e "Não à anexação".

Esta é a primeira manifestação deste alcance para pedir um referendo sobre a independência desde que esta ilha se tornou uma democracia, há mais de 20 anos.

A manifestação foi convocada pela coalizão política Aliança Formosa, apoiada pelos ex-presidentes Lee Teng-hui e Chen Shui-bian.

Os protestos coincidem com o endurecimento da postura da China diante da Taiwan, cuja presidente, Tsai Ing-wen, recebe pressões das duas partes.

Desde 1949 a China continental e Taiwan são governados por regimes rivais, após a guerra civil entre os comunistas de Pequim e os nacionalistas do Kuomintang (KMT), que se refugiaram em Taipé.

Pequim considera que Taiwan é parte de seu território e que, mais cedo ou mais tarde, que reunificar-se com a China continental, enquanto Taiwan se considera um Estado soberano, embora nunca tenha declarado sua independência.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)